E-mail das Ciências Sociais da PUCRS: cienciassociaispucrs@googlegroups.com

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Programa de bolsas da PUCRS é encerrado

16 de junho de 2009

Cerca de 400 alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) perderão o benefício do programa de bolsa de estudos a partir de agosto.

Os recursos, concedidos desde 2000, foram direcionados integralmente ao Programa Universidade para Todos (ProUni). A troca de programa vem sendo administrada desde 2005, quando a instituição aderiu ao programa do governo federal. Nesse período, conforme a pró-reitora de assuntos comunitários, Jacqueline Moreira, mais de 3 mil benefícios foram mantidos até que o ProUni (hoje com 4,5 mil estudantes) atingisse o limite dos recursos.

– Os alunos foram se formando, mas agora terão de buscar alternativas como financiamento ou bolsa do governo federal. Os recursos próprios de filantropia se esgotaram. Os estudantes estão cientes de que o benefício era concedido a cada semestre e de acordo com a disponibilidade da instituição – diz Jaqueline.

Mudança no sistema deixa estudantes apreensivos

Desde 2003 no curso de Administração, Airton Rick Cardoso Filho, 24 anos, foi surpreendido. Faltando ainda um ano para a formatura, o estudante garante que a única condição informada pela PUCRS para manter a bolsa era de o aluno ser aprovado em 70% das disciplinas.

– Sabia que não concediam mais novas bolsas, mas nunca imaginei que não poderia me formar. O benefício era automático – diz Airton.

Com uma mensalidade de cerca de R$ 1 mil, a família do estudante pretende buscar a Justiça para tentar manter o benefício.

– Não temos como pagar. Não adianta tirar de um para dar a outro. É injusto – diz a aposentada Neusa Carvalho, mãe do estudante.

Conforme a PUCRS, todos os estudantes estão sendo atendidos para buscar opções de crédito educativo.

Fonte: Zero Hora

CADÊ O DCE?

Pois é. Eu vi uma noticia que o Jorge Luiz Murgas (presidente do DCE) tava QUASE PENSANDO em se mobilizar pra voltarem as bolsas (que já nao são concedidas novas desde 2004).

É só a 'bolsa mérito' e o PROUNI que vão ficar. Só que o PROUNI não é da PUCRS, mas do Governo Federal. Então da PUCRS mesmo só o 'bolsa mérito'.

Engraçado que acaba o dinheiro pra filantropia mas pra biblioteca faraônica ainda tem. A Reitoria só pode estar brincando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais 2009. Desenhado por Vinícius Rauber