E-mail das Ciências Sociais da PUCRS: cienciassociaispucrs@googlegroups.com

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Aula inaugural - 27/04, Segunda-Feira



ATENÇÃO, HOJE (27/04, SEGUNDA-FEIRA) NÃO HAVERÁ AULA REGULAR. OS ALUNOS DAS CIENCIAS SOCIAIS PARTICIPARÃO DA AULA INAUGURAL DO MESTRADO, REFERIDA ABAIXO:


O mestrado em Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH), realiza sua aula inaugural no dia 27 de abril. Ministrada pela professora Elisa Pereira Reis (clique no nome para ver o Curriculo), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a atividade abordará o tema "A nova grande transformação e a agenda das Ciências Sociais".

O evento será realizado às 19h30min, no auditório térreo do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3681.

Informações: Assessoria de Comunicação Social - ASCOM - PUCRS

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Enconto dos Estudantes do PROUNI - INFORME

É, queridos amigos, a PRAC indeferiu a liberação do auditório do Prédio 5.

Ou seja, o evento não poderá ser realizado lá.

Não foi dada nenhuma justificativa. Segundo o pessoal que agenda o Auditório, haveria disponiblidade no horário solicitado. Ou seja, foi por uma escolha da nossa Reitoria, de não disponibilizar o auditório.

Pretendo ir lá ver o motivo desse indeferimento, o mais rápido possível. Vou colocar um aviso na frente do auditório do 5, esclarecendo o caso para os que não forem informados que houve o cancelamento.

Após isso, vou tentar agendar outra data e torcer para que haja a colaboração da nossa tão amada reitoria.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Eleições CASTA


Estimados Colegas,

Mais um ano se passa, e mais uma eleição do CASTA (Centro Acadêmico São Tomás de Aquino, que funciona e representa o prédio 5 da PUCRS) irá acontecer, no dia 15 (quarta feira). Me desculpem a demora, e a falta de divulgacao...estamos na correria..provas, trabalho, etc...mas o importante é o trabalho em GRUPO que poderemos desenvolver juntos num futuro proximo...

Muitos são contra a representatividade centralizada em somente uma agremiação...mas estamos com o projeto de descentralizarmos a nominata e todos trabalharmos em grupos de trabalho (eventos, finanças, etc), onde todos poderao contribuir...(estou aberta a criticas e sugestoes).

Recebi um convite dos demais membros da chapa, (ja que ninguem das Sociais quis representar o curso nesta gestao) com a promessa de receber apoio para os projetos de digitalizacao e eventos, que ja estao em pleno funcionamento...resolvi aceitar este desafio...

Infelizmente, irá concorrer somente uma chapa, por falta de outras pessoas interessadas em dar continuidade ao trabalho e ao histórico de luta e vitórias do nosso Centro Acadêmico. Antes de falarmos sobre a nossa chapa e nossas propostas de trabalho...

Você sabe para que serve um Centro Acadêmico?

O Centro Acadêmico é um espaço que existe na Universidade destinado ao aluno. Suas principais funções são:

* PRESTAR SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA DE FORMA DEMOCRÁTICA, ACESSIVEL E BARATA, como as carteirinhas do TRI, os campeonatos esportivos, os eventos diversos;
* PROMOVER A DEFESA DOS INTERESSES DOS ALUNOS dos cursos do prédio 5 em suas relações com a Diretoria, Conselhos Departamentais, Chefias de Departamentos, Congregação, quer nas suas relações externas ou internas;
* COOPERAR com o corpo docente e de funcionários na solução de problemas referentes ao prédio 5;
* PROMOVER o desenvolvimento cultural, social e técnico-científico dos aunos;
* Lutar pelo ensino de qualidade e preços acessíveis;
* Auxiliar bolsistas e calouros no relacionamento com a PUCRS, e demais aspectos;
* Dentre tantas outras mais....além do espaço que é oferecido para a integração e interação dos alunos.

Nossos principais projetos são:

* Ampliar a digitalização dos poligrafos (que já ocorre em algumas salas dos cursos de Historia e Ciências Sociais), oferecendo toda a infraestrutura e auxilio para as salas interessadas.
* Reservar 10% do orçamento para serem divididos mensalmente entre os cursos, para fim de viagens e eventos. (ou poderíamos fazer a versão do orçamento participativo....no CASTA)
* Auxiliar na realização dos eventos de cada curso (Semana acadêmica, etc)
* DESCENTRALIZAR A TOMADA DE DECISÃO criando grupos de trabalho onde todos poderão contribuir nas ações do CA.

Dentre tantos outros que irão surgir, provenientes das demandas de cada curso...

Fiquem a vontade para debater, criticar, etc....

Ass. Rafaella Tonini

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Enquete: Moderar Mensagens?


Devido ao fato de algumas pessoas não entenderem meu aviso de enviar somente os e-mails importantes para o grupo, abri uma enquete no blog com duração de 7 dias, ou seja, até segunda da semana que vem, para decidir se devo ou não moderar as mensagens do grupo de discussões por e-mail.

O que houve?

Foi avisado para que quando alguém perguntar quem vai participar de um evento ou etc., que fosse respondido no e-mail pessoal de quem estiver convocando, de modo a não encher as caixas de entrada dos e-mails dos colegas.

Para isso bastava colocar em "responder", apagar o e-mail das ciências sociais e colar o e-mail da pessoa que convocou.

Entretanto, o aviso não funcionou e as pessoas continuam a enviar as mensagens pelo e-mail das sociais.

Propostas:

Posso moderar o fórum. Ou seja, os e-mail só aparecerão no grupo depois de aceitos pela moderação, no caso, eu. Seria interessante ter vários moderadores, se este fosse o caso, para que pudessem liberar as mensagens importantes e restringir as que não são pertinentes. Ou posso deixar do jeito que está, enxendo as caixas de entrada de todo mundo com mensagens superfluas, mas sem moderação nas mensagens. Assim podemos esperar que as pessoas aprendam a lidar com o grupo, e depois retirar a moderação.

Pontos Positivos de Moderar:

- Não lotariam as caixas de entradas com mensagens sem importância.
- Somente tópicos considerados relevantes seriam discutidos.

Pontos Negativos de Moderar:

- A moderação poderia impedir pessoas de se manifestarem.
- Vários moderadores poderiam trazer o caos ao grupo.
- As mensagens demorariam mais a chegar aos participantes do grupo.

É isso aí, votem que semana que vem o resultado será acatado.

Encontro: Filosofia de Hegel no RS


Primeiro Encontro Regional: Atualidade da Pesquisa sobre a Filosofia de Hegel no RS

Promoção: Núcleo de Estudos Hegelianos – NEHGL/UFRGS
Local: Novo Auditório do IFCH, Campus do Vale UFRGS

16 de abril de 2009, quinta-feira:

9h00-10h00: Denis Rosenfield (UFRGS)
Hegel e Adam Ferguson: sobre a Sociedade Civil
10h00-11h00: Inácio Helfer (UNISINOS)
A mediação entre o universal e o particular em filosofia política: uma abordagem hegeliana
14h00-15h00: Agemir Bavaresco (PUCRS)
Hegel e a legitimidade na ordem legal moderna
15h00-16h00: Thadeu Weber (PUCRS)
A atualidade da distinção entre moralidade e eticidade
16h30-17h30: Joãosinho Beckencamp (UFPEL)
O jovem Hegel: relevância de seu estudo

17 de abril, sexta-feira:
9h00-10h00: João Carlos Brum Torres (UFRGS)
As figuras do silogismo ético e a economia trinitária
10h00-11h00: Kathrin Rosenfield (UFRGS)
O trágico e o ético em Hegel
14h00-15h00: Eduardo Luft (PUCRS)
Ontologia deflacionária e ideal-realismo: da crítica a Hegel à reestruturação da filosofia sistemática
15h00-16h00: Christian Klotz (UFSM) (a confirmar)
Finitude e negatividade: sobre o conceito de negação na lógica do ser-aí
16h30-17h30: José Pertille (UFRGS)
Ordem das razões e ordem dos fatos no espírito objetivo


Curso de Extensão Universitária – Taxa para certificado: R$ 5,00
Contatos e inscrições: JPER@UFRGS.BR

Debates pertinentes - Ciclo de Palestras

Debates pertinentes - Ciclo de Palestras
11 a 14 de maio de 2009
19:00 às 22:00 horas
Goethe - Institut Porto Alegre


Entrada franca

Inscrições:
info@portoalegre.goethe.org
(51) 21187802


Um ciclo de palestras abordando temas da atualidade social, política e econômica. Uma promoção conjunta do Departamento de Ciências Sociais e PPG em Ciências Sociais, FFCH/PUCRS, Instituto Goethe e AEBA-RS, com coordenação do Prof.Dr. Hermílio Santos.

- Os alunos das Ciências Sociais da PUCRS não terão aula nos dias do ciclo.
- É importante fazer a inscrição com antecedência, pois o número de vagas é limitado.
- Atividade complementar (12h)


Programa:

11 de maio, Segunda-feira:


- Relevância e tipificação em Alfred Schütz
Prof. Dr. Hermílio Santos
- Norbert Elias e o processo civilizador
Prof. Dr. Ricardo Mariano
- Teoria sistêmica de Niklas Luhmann
Prof. Dr. Léo Peixoto Rodrigues

12 de maio, Terça-feira:


- Marcel Mauss e os sentidos do dom
Profa. Dra. Lúcia Müller
- O individualismo na obra de Louis Dumont
Prof. Dr. Airton Jungblut

13 de maio, Quarta-feira:


- Liberdade e igualdade em Alexis de Tocqueville
Profa. Dra. Marcia Ribeiro Dias
- Raymond Aron, sociólogo e internacionalista
Profa. Dra. Maria Izabel Mallmann

14 de maio, Quinta-feira:


- Axel Honneth e a teoria da justiça
Prof. Dr. Emil Sobottka
- Françoise Héritier e o tema da violência
Profa. Dra. Fernanda Bittencourt Ribeiro
- Pierre Bourdieu: a força do Direito e a violência das formas jurídicas
Prof. Dr. Rodrigo Azevedo

Informações e programação completa também pelo site:
www.pucrs.br (FFCH / Eventos)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aos Alunos do PROUNI


Está rolando na comunidade do Orkut da PUCRS um debate envolvendo os bolsistas do PROUNI.

Há uma discussão muito grande sobre a forma com que as bolsas estão sendo gerenciadas pela PUCRS, principalmente no relativo ao uso das cadeiras eletivas do curso, e queremos introduzir os alunos interessados sobre a temática, para podermos nos manifestar de forma coerente e representativa.

Estamos organizando um encontro, mas a data ainda não foi decidida. As primeiras sugestões foram de que seja realizado no dia 23 de abril, quinta-feira, em torno das 18:30hs. O encontro deverá ser realizado no auditório do Prédio 5, ainda a confirmar. Se você tem outra sugestão de horário, encaminhe até domingo 12/04 na comunidade do Orkut ou então no e-mail: vinirauber@hotmail.com

É muito importante que todos os alunos participem para que saibam quais são seus direitos e suas possibilidades dentro da Universidade através do programa, para que o estudante não saia prejudicado em seu aprendizado. Repassem para seus colegas estudantes do PROUNI.

http://cienciassociaispucrs.blogspot.com/2009/04/aos-alunos-do-prouni.html

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Comissão de Eventos Sociais UFRGS

Estou disponibilizando no lado o link da Comissão de Eventos das Ciências Sociais da UFRGS (CECS). É importante que acompanhemos para que possamos integrar-nos, o que facilita nossa ida a eventos, palestras e nos atualiza nas reivindicações dos alunos de outras Universidades. O pessoal está organizando uma viagem para o Encontro Regional (ERECS), sendo que podemos também nos juntar para so encontros Nacionais e ALAS, entre outros, barateando os custos. Quando eu tiver mais informações posto aqui!

Para acessar:

http://www.cecsvirtual.blogspot.com/

terça-feira, 7 de abril de 2009

SOCIOLOGIA ECONOMICA

PPG UFRGS SOCIOLOGIA CONVIDA

PALESTRA: A construção social do mercado em Durkheim e Weber: uma análise comparativa do papel das instituições formais e informais na sociologia econômica clássica.

PALESTRANTE: Profa. Dra. Cécile Hélene Gianne Raud (UFSC)

DATA: 17/04/2009 - Sexta Feira

HORÁRIO: 14 horas

LOCAL: Sala 203-D2 – Multimeios/IFCH/UFRGS

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Curso de Extensão Michel Foucault


Conforme colocado pela Comissão de Eventos no Fórum das Ciências Sociais, existe a possibilidade de ocorrer um curso de extensão em julho, na primeira semana de férias.

"O curso aconteceria à noite de forma que todos (principalmente aqueles que trabalham durante o dia) tenham a oportunidade de participar. A carga horária preencheria 20 horas em cinco noites (de segunda à sexta). Para tanto, seria necessário saber se existe interesse dos alunos em participar de tal evento."

A princípio o curso seria sobre Michel Foucault.

Particularmente para mim seria interessante. Eu estou me formando e ainda falta muito para completar as 200 horas complementares necessárias para em formar. Para os iniciantes, é uma boa chance de começar a somar horas. Eu, por exemplo, levei na brincadeira, e agora corro o risco de não me formar em função disto. É bom começar cedo.

Mas é preciso que nos manifestemos. Quem tiver interesse, que mande um e-mail para mim (vinirauber@hotmail.com) ou alguém da comissão de Eventos. Também há a opção de simplesmente se identifique deixando um comentário no blog. Já há gente se manifestando lá. Eu também posso agregar alguns interessados!

http://cienciassociaispucrs.blogspot.com/

Aulas em Áudio.


Repassando...

"Colegas,

Os áudios das aulas estão disponíveis em www.csaudios.spaces.live.com por colaboração da Sílvia.

Osman."


Quem tiver as aulas gravadas pode passar pra mim, que entro em contato com a coordenadora para que sejam disponibilizadas no site!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Associação LRL - Debate - Neste sábado‏


Sábado, dia 04 de abril, 18hs, Plenarinho da Reitoria da UFRGS

As Razões da Crise Geral Capitalista


DEBATE com:

- Vito Letizia

Professor aposentado da Faculdade de Economia/PUCSP

- Carlos Schmidt

Professor da Faculdade de Economia da UFRGS

Mediação: Ruy Guimarães - Historiador

Coordenação ACLRL

Troca de endereço do Grupo Único


Devido a lentidão do Grupos.com.br mudei de hospedagem o grupo. Portanto o novo endereço a que devem ser direcionados os e-mails do Grupo Único é:

cienciassociaispucrs@googlegroups.com

Foi deletado o endereço: sociaispucrs@grupos.com.br

Conheça os Professores do Curso!

No Fórum de discussão da Comissão de Eventos foi colocado a lista dos nosssos professores, juntamente com o link para seus respectivos curriculos na plataforma Lattes. Quem quiser olhar é bem interessante para saber com qual professor desenvolver suas áreas de interesse!

Disponível em:

http://cspucrs.ipbfree.com/index.php?showtopic=16

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ótima Oportunidade de Estágio

Prezado (a) Estudante,

Se você tem interesse nesta oportunidade, envie seu currículo para camila.selecao@abrhrs.com.br informando o código 78060. Boa Sorte!!!

Segue o Perfil da Vaga de Código 78060

Requisitos.: TER CURSADO AS DISCIPLINAS DE PESQUISA E CONHECIMENTO EM POWER POINT.

Atividades.: AUXILIAR NO PLANEJAMENTO DE PROJETOS E QUESTIONÁRIOS DE PESQUISA, ANÁLISE DE DADOS, ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E APRESENTAÇÃO.

Cidade.: PORTO ALEGRE

Bairro.: MENINO DEUS

Curso(s)
->SOCIOLOGIA
Semestres de 3 a 8

Horário.: 6H A COMBINAR

Bolsa.: 550,00

VT....: Sim


ATENÇÃO !!!
Sempre que agendar uma entrevista na empresa, compareça! Caso haja algum imprevisto pedimos a gentileza de contatar com ABRH!
MANTENHA SEU CADASTRO SEMPRE ATUALIZADO!

*Se não tiveres mais interesse em receber oportunidades de estágio, entre em contato, solicitando o bloqueio de seu cadastro.

Atenciosamente,
Camila Ribeiro
ABRH - Setor Seleção
Fone: 3254-8232
camila.selecao@abrhrs.com.br
Visite nosso site www.abrhrs.com.br

Grupo único em funcionamento

Colegas,

O Grupo Único Sociais é o espaço de discussão para assuntos referentes ao curso de ciências sociais da PUCRS, incluindo todas as turmas. Dessa forma o estudante tem acesso às informações do curso também servindo como meio de divulgação dos eventos.

Divulguem os eventos neste endereço, pois todos os alunos do curso, incluindo seus colegas receberão. Também é importante discutirmos aqui as questões relativas aos encontros (ERECS, ENECS, ALAS), entre outros, que digam respeito a todos do curso, e não nos grupos fechados das turmas, pois senão os colegas de outras turmas não poderão participar.

Os grupos das turmas continuam a existir e serem importantes, mas para discutir assuntos internos. Eventos, etc., podem ser divulgados para todos os alunos do curso através de apenas um e-mail.

É importante que todos os alunos o tenham cadastrado para não ficar de fora de nada do que houver no ano.

Para utilizar o serviço envie um e-mail para: sociaispucrs@grupos.com.br

Os principais pontos de discussão e eventos estarão disponíveis também no blog das Ciências Sociais da PUCRS em http://cienciassociaispucrs.blogspot.com/ .

Atenciosamente,

Vinícius Rauber e Souza – Ciências Sociais PUCRS (7º semestre)

Carteirinhas Escolares no DAB

Atenção galera,

O CASTA não está mais confeccionando carteirinhas escolares.


Entretanto, que quiser pagar mais barato que no DCE, pode fazer no DAB (Diretório Acadêmico da Biologia) por R$ 6,00. Fica no térreo do Prédio 12 (atrás do Prédio do Direito) e todos os alunos podem fazer.

Funciona nos horários de intervalos e até às 20hs.

Se os horários não forem compatíveis, pode-se fazer no DCE a qualquer hora a preço de R$ 12.

Lembrando que com o TRI o aluno paga só meia-passagem para o transporte coletivo urbano em Porto Alegre.

DOCUMENTAÇÃO:

*1ª VIA DO CARTÃO TRI:
- Formulário EPTC/UEE completo (retirar no DAB);
- Foto 3x4 recente;
- Cópia da Identidade e CPF;
- Cópia do Comprovante de matrícula;
- Comprovante de residência (até 3 meses).

*RENOVAÇÃO DO CARTÃO TRI:
- Cópia do Cópia do comprovante de matricula;
- Cópia do Cartão TRI;
- Trazer Cartão TRI original.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cota de Impressões

Comunicado da Colega Silvia Betriz, do 5º Semestre.

Olá colegas,

penso que chegou a hora de nos unirmos e nos mobilizarmos com referência a cota de impressão: agora que podemos impreimir frente e verso eles estão configurando os computadores para que conte por impressão e não por folha,quer dizer,se imprimirmos sempre frente e verso teremos direito a 45 folhas e não a 90 folhas,faz sentido, claro, mas é injusto sendo que precisamos na verdade é de mais folhas e de várias opções de impressão.
Esta é a minha opinião,gostaria de saber a de vocês e pedir que isto seja comunicado as demais turmas do nosso curso e se possível aos demais cursos e é claro ao CASTA.

Silvia

Resumo de O Processo Civilizador (N. Elias)

Gente, fiz um resumo bem simplificado de O Processo Civilizador, do Norbert Elias, pra uma cadeira do Mariano, Teoria Contemporânea em Sociologia II. Se alguém tiver interesse em consultar, segue:

Teoria Contemporânea em Sociologia II
Professor: Ricardo Mariano
O PROCESSO CIVILIZADOR (Resumo).


Parte dois: SINOPSE
Sugestões para uma teoria de processos civilizadores
:

1- INTRODUÇÃO:

Este trabalho trata de um resumo do livro O PROCESSO CIVILIZADOR, de Norbert Elias, para a cadeira de Teoria Contemporânea em Sociologia II. Aqui são abordados alguns dos principais assuntos do texto, de maneira superficial, de modo a não ocupar o leitor com os pormenores das indagações do autor. A opção pela não separação em tópicos também foi realizada tendo o mesmo critério como base, de forma a não ser forçado a repetir os argumentos.

2 – O TEXTO (...)

Logo no primeiro tópico, Elias já coloca qual o assunto a ser tratado nesta primeira secção, ou seja, expor como a organização da sociedade em Estados (e suas respectivas adjacências históricas), contribuiu no que ele chama de “processo civilizador”.
O que seria este processo civilizador? Segundo o autor, “uma mudança na conduta e sentimentos humanos rumo a uma direção muito específica”. Essa “direção específica” seria a da racionalização (apesar deste movimento não ser exatamente racional) da atividade humana, tida como um conjunto de comportamentos - tanto introjetados quanto exteriorizados socialmente pelos indivíduos - numa espécie de mútuo controle da hierarquia dos sistemas sociais, utilizando os conceitos de Talcott Parsons.
Se, em um primeiro momento os indivíduos tinham um controle demasiadamente externo sobre as suas pulsões, o autocontrole individual, interno, torna-se mais diferenciado, complexo e estável com as modificações no tecido social, em que há uma maior interdependência na sociedade e uma maior diferenciação social.
Cada vez mais os indivíduos tem que reprimir a si mesmo e a sua espontaneidade em prol de um comportamento mais racional, civilizado, de moderação das paixões. Anteriormente, o autocontrole individual (superego) era instilado em relação direta, ou seja, pelo uso da violência, força física ou algo que o valha.
Desde criança somos treinados para agir com autocontrole, o que aciona mecanismos de sublimação ou substituição cada vez mais intensamente. Para Elias, “o que determina a natureza e o grau desses surtos civilizadores é sempre a extensão das interdependências, o nível da divisão das funções e a estrutura interna das próprias funções”. Destarte, a tendência é, com o fenômeno que hoje conhecemos por globalização, aumentar o grau de autocontrole e suas respectivas formas.
O autor coloca a diminuição dos contrastes entre as classes mais altas e as mais baixas no sentido de um comportamento mais uniforme. Os modos das classes altas se difundem como espelho para as classes mais baixas, não obstante as últimas terem um mecanismo de autocontrole menos limitado, ou seja, um comportamento mais próximo do que chama-se de “selvagem”. Conforme apontado, o aumento do autocontrole das classes mais baixas, cresce progressivamente com o significativo aumento de sua importância na rede de funções da sociedade. O aumento da dependência entre grupos segue-se a uma homogeneização de comportamentos.
Em outra parte do texto, que toca a Transformação de Guerreiros em Artesãos, Elias demonstra como a ascensão da burguesia fez com que os hábitos da nobreza fossem ressaltados, em parte como delimitador da distinção social entre estas duas castas, e a modelação ímpar da conduta social elaborada por esta classe. Ele enfatiza o fato de nesta época específica, ter havido uma especialização desta classe em sofisticar seus modos, com a proliferação de manuais de conduta (muito comuns hoje em dia), que seriam manifestações deste processo. Um dos elementos propulsores disto foi a ascendência da burguesia e a conseqüente necessidade de distinção entre os dois estratos sociais.
Se, antes, o universo se restringiam aos ambientes em que viviam, sendo mais ou menos auto-suficientes, a coexistência de um grande número de pessoas interligadas exigia um controle mais rigoroso da conduta social. A “nobreza belicosa” foi, durante o processo civilizador, substituída por uma “nobreza domada”.
Como a força física não mais era vista com bons olhos na corte, as relações sociais, quando em situação de conflito, passaram a exigir um grau cada vez maior de sutileza na administração das amizades e inimizades. Havia grande competição por prestígio e pelo favor real, dado que os cortesãos não possuíam bens de produção, assim “a reflexão contínua, a capacidade de previsão, o cálculo, o autocontrole (...) tornaram-se indispensáveis para o sucesso social”.
Esta necessidade de prever os acontecimentos levou a uma certa empatia, a um “conhecer o outro”, ou psicologização: o estudo do outro com profundidade e consciência. Este indivíduo aludido por Elias é sempre o indivíduo com relação aos outros, num determinada teia de relações sociais.
O estudo dos outros servia para pensar o modus operandi - o real funcionamento - da vivência, dos comportamentos, de uma forma mais racional, calculada, prevendo efeitos e conseqüências em cada sutil ponto das relações.
Para concluir, e para não cair em tautologismos ou repetições demasiadas, no que cerne à “Vergonha e Repugnância”, Elias coloca como estes conceitos são tomados como um outro lado da mesma transformação na estrutura da personalidade social - junto da racionalização da social - também não sendo, evidentemente, expressos com gestos violentos, mas por sanções sociais externas, que são interiorizadas pelos indivíduos. “Os modos interiores crescem na mesma medida que diminuem os exteriores”.

Direitos Autorais 2009. Desenhado por Vinícius Rauber