E-mail das Ciências Sociais da PUCRS: cienciassociaispucrs@googlegroups.com

terça-feira, 31 de março de 2009

Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais - ENECS


DATA CONFIRMADA E DEFINITIVA

XXIV Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais
DATA: 29 | agosto || 04 | setembro || 2009
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba [UFPB]
CIDADE: João Pessoa | Paraíba | Brasil

ORGANIZAÇÃO:
● Comissão Organizadora do XXIV ENECS
● Centro Acadêmico de Ciências Sociais "Florestan Fernandes"

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=63178501

Casa Grande & Senzala: Download Completo

Achei em arquivo zip um site para fazer o download do livro Casa Grande & Senzala, do Gilberto Freyre.

http://www.box.net/public/zce73d27k4


Este livro é lido na cadeira de Leituras Sociológicas de Brasil, do 1º Semestre, com o Prof. Me. Adão Clóvis Martins.

O formato do arquivo é em txt e está sem formatação, então é meio difícil de ler. Estou sem tempo para ajeitá-lo, visto que é bem grandinho. Se alguém for ler e se der ao trabalho de ajeitá-lo para uma melhor leitura, por favor me repasse.

Vou pedir para disponibilizarem na Digitalização dos Polígrafos o arquivo.

ATUALIZAÇÃO: O Osman já disponibilizou no site do Poligrafos Digitalizados uma versão melhor, só é mais pesada. Para acessá-la, basta clicar aqui.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Análise de Organização - Sociologia das Organizações

Pra quem não souber direito como fazer o Trabalho de Conclusão da Cadeira de Sociologia das Organizações com o Prof. Hermilio Santos, vou deixar o meu trabalho como modelo de referência. A análise pode ser feita em qualquer instituição com os autores indicados pelo professor, nao necessariamente estes.


Sociologia das Organizações

Professor: Hermílio Santos

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.




1 - OBJETO DA ANÁLISE:

Clientes internos do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.

2 - OBJETIVO:

Verificar a dinâmica das opções VOZ e SAÍDA, segundo o conceito de Albert Hirschman, no que cerne ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, na contemporaneidade.

3- METODOLOGIA:

A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a mais simples que encontramos; a observação (que, muitas vezes, em seminários, palestras e congressos foi participante) e a utilização de entrevistas abertas com questões direcionadas, sempre visando dar a maior liberdade possível para os participantes se expressarem.
Como já dito, o presente estudo tem como objetivo verificar a dinâmica das opções VOZ e SAÍDA, segundo o conceito de A. Hirschman, no que cerne ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Pretendíamos, inicialmente, entrevistar clientes internos e externos da organização e assim, baseado nos depoimentos obtidos e na observação, fazer uma análise no sentido de como as opções voz e saída, de uma forma geral, interferem nas tomadas de decisão desta organização.
Entretanto, logo ao início de nossa pesquisa, deparamo-nos com um sério problema: nossa pesquisa era abrangente demais, ou seja, nosso leque era demasiado grande para um estudo que não tinha tal pretensão, afinal não se trata de nenhuma dissertação ou tese, e sim de um simplório trabalho de graduação. Isso só foi vislumbrado após termos interagido no meio que estava mais a nossa mão, ou seja, junto aos membros da organização. Com isso, por fim, decidimos verificar as relações entre os membros - também chamados de clientes internos - dessa organização, identificando as manifestações de voz e saída neste universo.
As entrevistas e observações foram feitas entre os dias 15 e 28 de junho de 2007 de forma intermitente, durante e também nos intervalos de trabalho. Também houve nossa participação em dois seminários aos sábados. Na hora de fazer a análise dos dados, procuramos relacionar os fatos investigados sob a luz de Albert Hirschman.

4 - INTRODUÇÃO

O presente estudo foi realizado como apresentação de um trabalho de Graduação para o curso de Ciências Sociais da PUCRS, na cadeira de Sociologia das Organizações. A escolha do objeto se deu na dinâmica do grupo com o objeto. Um dos integrantes do grupo, que posteriormente nos deixou, era estagiário do Sindicato, o que nos possibilitou um observador teoricamente com um senso crítico científico dentro da organização. Outro integrante é filho e enteado de membros da organização, desde há longo tempo observando-a, mesmo sem as lentes teóricas. Já o outro integrante (era um grupo composto por 3 pessoas), era um observador completamente distanciado, dessa maneira, na fusão de três visões distintas - com suas respectivas economias intelectuais que são aproximadas - nos propusemos a fazer essa análise.
É bem verdade que no meio do caminho ficamos desfalcados, porém o nosso ex-integrante deu sua colaboração em entrevistas, não participando somente da análise dos dados. Assim, nosso acesso à organização foi relativamente fácil e por vários caminhos.
É bom salientar que, por não se tratar de uma empresa, sendo uma organização política provinda da sociedade civil, o Sindicato trouxe-nos grande interesse, uma vez que esse tipo de organização tem sido deixada de lado, talvez por uma saturação de estudos na área.
O Sindicato dos Bancários é dotado, a nosso ver, de uma capacidade especialmente forte no que se refere a influência política. Vimos a organização de seminários, debates, apresentações, em diversas áreas como Previdência Social, Saúde Mental, Medicina do Trabalho, Direito Trabalhista, esta organização participando ativamente destes e sendo uma referência em múltiplos aspectos. Neste sentido, sua luta por melhores condições de trabalho dentro dos bancos para a categoria pode ser colocada em contraste com sua práxis quanto a seus funcionários.
Achamos que um estudo aprofundado sobre essa temática seria interessantíssimo e de fundamental importância para o desenvolvimento do próprio movimento sindical. Ocorre que, mesmo apesar da nossa relativa facilidade em adentrar no universo estudado, há uma grande resistência por parte dos dirigentes em apontar essas contradições, uma grande descrença por parte da sociedade civil na atuação de qualquer organização que tenha um caráter político e um desinteresse muito grande por parte dos pesquisadores pela soma desses fatores, que, se citados todos, seriam inúmeros e dariam cabo a uma enciclopédia denominada “Porque Não Pesquisar Um Sindicato”.

5 - APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO:

O Sindicato dos Bancários estudado tem 23 funcionários, incluindo assessores, assistentes, telefonistas, recepcionistas, entre outros. Enfim, são vários grupos de funcionários convivendo juntos, tendo também os serviços de faxina e segurança terceirizados.
Há uma diretoria composta por um presidente, sendo que cada departamento possui um diretor executivo e seu suplente, além de um diretor de apoio e funcionários, como secretária e assessores, conforme a necessidade de cada setor. São 13 departamentos alocados todos na mesma cede, a Casa dos Bancários. O presidente, os diretores executivos, suplentes e diretores de apoio são eleitos em assembléia para uma gestão de quatro anos. A forma como isso se dá não é o foco de nosso trabalho, por isso não iremos nos aprofundar nessa temática, apesar de sua suposta (por nós) influência na organização. Também há um conselho fiscal e seus suplentes, eleito como os demais.
Além disso, há convênios com médicos, advogados, psicólogos, clínicas de fisioterapia, entre outros serviços, que mantém relações de pessoa jurídica com esta organização, mas que não convivam no mesmo espaço físico, estando também disponíveis para os membros e clientes. Ainda, dentro da denominada Casa dos Bancários, há um bar e uma loja, em um espaço cedido pelo Sindicato.

6 - ANÁLISE DAS OPÇÕES SAÍDA E VOZ NA ORGANIZAÇÃO:

No caso dos trabalhadores do Sindicato, via de regra, os com maior influência (prestígio) dentro da organização são os que possuem maior grau de escolaridade, ou seja, os assessores. A média de escolaridade entre estes é a pós-graduação com mestrado completa. Estes membros, segundo Hirschman, poderão se deter, ser mais relutantes, em utilizar a saída, não pelo sofrimento moral ou material que irão ter, mas por achar que a organização iria sofrer muito com a perda de qualidade na falta dos seus serviços. Isso se dá de forma muito intensa no Sindicato, também em função de serem poucos os funcionários com um grau de instrução maior, sendo difícil substituí-los sem ter uma perda de qualidade, pelo menos a curto ou médio prazo.
Também identificamos traços de lealdade muito maiores nos membros que possuem maior grau de escolaridade, evento identificado no fato de que os salários destes são geralmente inferiores aos do mercado de trabalho, porém estes gozando de grande prestígio dentro da organização. Nas entrevistas feitas ressalta-se que a utilização do mecanismo de voz é muito maior por estes membros, que geralmente esperam êxito de suas reclamações, pois sua possibilidade de saída é muito maior e mais custosa à organização. Na maioria dos casos, esse êxito é obtido. Quando isso não ocorre, claramente os membros com maior influência dizem buscar participar de ações determinadas a mudar a situação incômoda, enquanto os menos qualificados e com menor influência podem até protestar, mas, cansados de não obter resultados, preferem “sofrer em silêncio” a utilizar a opção saída.
A preferência por este “sofrer em silêncio” é ressaltado por alguns aspectos. A maioria dos funcionários de “baixo escalão”, ou seja, que possuem um baixo grau de escolaridade (a grande maioria não tem sequer ensino médio completo), estão no Sindicato há bastante tempo, geralmente mais de dez anos. Estes possuem estabilidade no emprego garantida, devido a uma manobra política feita por uma gestão anterior, que deu estabilidade e aumentou significativamente o salário a todos os seus funcionários, coisa que os funcionários recém contratados não têm. Os que restaram na organização desta época são os que têm um grau de escolaridade menor, o que pode ser explicado devido ao fato de que os custos de saída são muito altos nessa conjuntura, a estabilidade no emprego sendo algo muito valorizado por estes.
Entretanto, isso debilita o mecanismo voz, enfraquecendo a qualidade, tanto do trabalho, quanto de seu ambiente. O que ocorre é que estes têm um prestígio pequeno no Sindicato, geralmente suas reivindicações não sendo aceitas, sequer escutadas. Como conseqüência, utilizam muitas vezes o mecanismo de boicote, numa reciprocidade simétrica com a direção. Desta maneira, seus protestos mais impedem uma melhoria de qualidade do que ajudam na sua recuperação.
A “rotatividade” (saída e entrada) de membros dentro do Sindicato, apesar de depender claramente das eleições realizadas a cada quatro anos, é muito pequena, mais em função de há muitos anos praticamente a mesma diretoria é mantida nos seus cargos, conforme conta um dos diretores. Nos últimos anos poucos funcionários foram contratados, sendo um deles um ex-estagiário que se efetivou em um posto específico. Os estagiários, aliás, são os que têm maior “rotatividade”, a legislação não permitindo estágios com duração superior a dois anos. Ainda assim, a efetivação, como mostrado no exemplo acima, é possível. São apenas dois nesta organização, situados em um mesmo departamento. Estes “sofrem em silêncio” mais do que em relação aos outros membros, pois não possuem muito prestígio dentro da organização, apesar de seu grau de instrução ser maior do que a maioria dos membros, somente menor que a dos assessores. Porém, a utilização da opção saída é mais utilizada, muito em função do salário ser muito inferior ao dos outros membros, as condições de trabalho sendo equivalentes à maioria das conseguidas no mercado. Este fator foi exemplificado há pouco tempo, com a saída de um dos estagiários por opção própria.
O menor grau de instrução verificado entre os diretores do Sindicato e o seu presidente (que formam um “grupo” dentro desse sindicato) foi o ensino médio completo, a maioria sendo formada ou estando a cursar alguma faculdade. A opção de saída é bem ampla, mas geralmente garantida pela lealdade e pelo mecanismo de voz. Os diretores e o presidente podem voltar a trabalhar pelo Banco quando bem entender. Porém, quando isso ocorre, segundo relatos, sofrem com preconceito e perseguições na volta a estas instituições, tendo que trabalhar em subfunções ou em locais indesejados (departamentos distantes, com muitas ou quase nenhuma tarefas a serem realizadas). Assim, os custos para uma volta a instituição financeira são considerados altos, mas não descartados por estes.
O fato de terem se candidatado por opção e terem sido eleitos traz grande influência na manutenção de seus cargos durante o mandato. O fator “ideologia” é bastante forte, uma vez que estes se vêm como representantes de sua categoria, a grande maioria estando a mais de 15 anos no movimento sindical. Além disso, sua voz (nas decisões) é bastante proeminente, possuindo grande autonomia e liberdade para conduzir seus departamentos. Os diretores são responsáveis por mediar a ampla comunicação existente entre os departamento, as tomadas de decisões sendo iniciadas a partir deles, ficando situados entre a receptividade de membros e presidente/conselho.
Entre os trabalhadores terceirizados, as opções são bem restritas, pois o contato é intermediado pelas empresas prestadoras de serviços, dessa maneira, não os analisamos para esta pesquisa.

7 - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Cabe salientar aqui que o livro de A. Hirschman que serve como base para este estudo foi escrito na década de 1970 - em pleno estado de bem-estar social nos países mais desenvolvidos da Europa - antes do processo de reestruturação produtiva, ocorrido em escala mundial na década de 1990. Nesse período houve com um grande desenvolvimento de tecnologias (as nanotecnologias), principalmente nos setores de informática e comunicações (com a difusão da internet, por exemplo). Desde então muitas empresas protagonizaram ajustes importantes nas suas formas de se relacionar com membros e clientes, visando a redução de custos operacionais e aumento da lucratividade, alterando assim significativamente as formas de organização do trabalho.
As principais conseqüências desta reestruturação produtiva são o desemprego massivo, as subcontratações, a intensificação e precarização do trabalho em suas mais diversas formas, que se manifestam de maneira mais árdua para trabalhadores de países subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil. Assim, a visão do “trabalhador livre” - ou seja, que tem a suas mãos a opção saída, de vender sua força de trabalho para outras empresas ou organizações - se tornou bastante limitada. Uma vez inserido no mercado de trabalho, e isso aumenta progressivamente quanto menor for seu grau de escolaridade, o trabalhador oferece mais resistência a idéia de abandonar seu emprego, com medo de não conseguir outro que seja equivalente ou melhor do que o seu, os custos para isso sendo muito grandes.
Também, as novas formas de sedução nas empresas em relação a seus funcionários utilizam-se de políticas de pessoal de ponta, contando com profissionais especializados para tratamento com o funcionário, de forma que essas estratégias gerenciais, apesar de não serem novas, estão mais aperfeiçoadas do que nunca. A psicologia e a sociologia adquiriram um peso muito significativo entre as disciplinas aplicadas nas organizações, visando encontrar as maneiras mais eficazes de administrá-las e motivar seus membros. Seu objetivo: obter a adesão voluntária dos trabalhadores, através do trabalho, para o trabalho. Entre os mecanismos mais utilizados podemos citar:

- Políticas de altos salários;
- Recompensas econômicas conjugadas com recompensas simbólicas;
- Possibilidade de carreira;
- Estabilidade de emprego;
- Descentralização de decisões;
- Competição no mercado e entre colegas;
- Maior fluxo de informações, as organizações “dando ouvidos” aos funcionários;
- Intelectualização das tarefas;
- Exigências de flexibilidade dos trabalhadores, com renovação constante da qualificação;
- Controle de adesão e interiorização de regras, que substituem ordens e proibições por normas e princípios;
- Eliminação do papel autoritário da hierarquia;
- Medidas de antecipação de conflitos;
- Políticas de individualização, evitando as reivindicações coletivas;
- Valorização do “consenso”;
- Substituição da “programação” pela “estratégia”;
- Reconhecimento da existência do outro.

Estes e muitos outros mecanismos são utilizados com base nas ciências humanas dentro de organizações para maximizar seu potencial. Claro que os conceitos formulados pelo ator referido não podem ser simplesmente descartados por terem sido formulados em e para um contexto diferente do vivenciado pelo nosso objeto, tanto que os estamos utilizando aqui como referência. Visivelmente estão incluídos dentro da lista que acabamos por ver. Cabe a nós fazermos uso deles de maneira adequada, contextualizando-os e vendo a forma como se particularizam nessa situação, assim generalizando-os novamente.
No sindicato, não há uma política de pessoal muito definida e orientada, porém, como dito em a Ideologia Alemã:

“As idéias da classe dominante são, em todas as épocas, as idéias dominantes, ou seja, a classe que é o poder material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, o seu poder espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios para a produção material dispõe assim, ao mesmo tempo, para os meio de produção espiritual, pelo que lhe estão assim, submetidas em média as idéias daqueles a quem faltam os meios para a produção espiritual. As idéias dominantes são mais do que a expressão do ideal das relações materiais dominantes, as relações materiais dominantes concebidas como idéias (MARX e ENGELS, 2002)”.

Assim, mesmo que não haja um departamento de pessoal especializado, e que a própria organização não concorde com muitas dessas idéias de administração de recursos humanos, suas práticas, contudo, possuem esse conteúdo, como reflexo da ideologia dominante.
O discurso gerencial aqui referido é também reforçado em todas as esferas da sociedade através de mecanismo de dominação, uma vez que o Estado é o colaborador mais disposto do capital (MESZAROS, 2003). Desta maneira, podemos utilizar Gramsci (1974), quando este diz que o movimento do particular para o universal é um movimento hegemônico que estabelece uma direção moral e intelectual, para explicar esse fenômeno. Traduzindo, as compensações individuais - econômicas ou simbólicas - ao se manifestarem em forma de política de pessoal por estas organizações geram um consenso, fazendo com que seus membros interiorizem não somente as “regras” como também a “ideologia” da organização, propiciando assim o fortalecimento do que Hirschman chama de lealdade.

8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

GRAMSCI, Antõnio. Obras escolhidas. Lisboa: Estampa, 1974. v.2

HIRSCHMAN, Alberto. Saída, Voz e Lealdade: Editoria Perspectiva, 1973

MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Centauro, 2002.

MESZAROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

Grupo Único Sociais

Galera, estamos recolhendo os e-mail dos alunos das Ciências Sociais da PUCRS para cadastro no Grupo Único. Passaremos em aula hoje à noite, mas quem quiser pode deixar o e-mail nos comentários ou enviar um e-mail de solicitação de inclusão no grupo para mim em:

vinirauber@hotmail.com

O Grupo Único Sociais é o espaço de discussão para assuntos referentes ao curso de ciências sociais da PUCRS, incluindo todas as turmas. Dessa forma o estudante tem acesso as informações do curso também servindo como meio de divulgação dos eventos.

Os grupos das turmas continuam a exsitir e serem importantes, mas para discutir assuntos internos. Eventos, etc., podem ser divulgados para todos os alunos do curso através de apenas um e-mail.

É importante que todos os alunos o tenham cadastrado para não ficar de fora de nada do que houver no ano.

Para acessar: http://www.grupos.com.br/group/sociaispucrs

sexta-feira, 27 de março de 2009

Bolsa de Pesquisa Prof; Dr. Léo Peixoto

O prof. Léo Rodrigues Peixoto precisa de bolsistas para integrarem o projeto de pesquisa dele.

Interessados contata-lo: leopeix@uol.com.br

Leo Peixoto Rodrigues



Léo Peixoto Rodrigues é o doutor em sociologia pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul-UFRGS (2003); Mestre em sociologia (1997); Bacharel e Licenciado em ciências sociais (1996) pela mesma Universidade, além de licenciado em ciências físicas e biológicas pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências e Letras (1981). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS, desde 2000, e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Publicou o livro sociologia do conhecimento, da ciência e do conhecimento científico (2005); organizou diversos livros, dentre eles Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso: em torno de Ernesto Laclau , com posfácio de Ernesto Laclau (2008); Filosofia Na Atualidade , (2007) sociedade conhecimento e interdisciplinaridade (2007); Ernesto Laclau e Niklas Luhmann: pós-fundacionalismo,abordagem sistêmica e as organizações sociais , (2003); publicou diversos capítulos de livros e artigos em periódicos especializados e jornais. participou de diversos eventos no Brasil. orientou 10 dissertações de mestrado, 3 trabalhos de iniciação científica e 3 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de ciências sociais e filosofia. O foco de interesses de pesquisa vincula-se a diferentes abordagens da teoria social contemporânea (teoria sistêmica, e diferentes teorias pós-estruturalistas, incluindo a teoria do discurso da escola de Essex); sociologia do conhecimento, da ciência e do conhecimento científico; e epistemologia das ciências sociais.

Retirado do Lattes.

Outros Blogs e Fóruns

Bom, com a facilidade que hoje temos para criar blogs e fóruns, mesmo aqui nas Ciências Sociais. Nós temos o Blog da Turma 2007/1 e da Comissão de Eventos, além de outros que já foram criados peloa Luara e pela Bruna Leite e que foram abandonados.

Fóruns Virtuais

A multiplicação de Fóruns e outros espaços também é evidente. A Rafa Tonini criou um (Tribuna Virtual) e o João Carlos Bassani outro. Mas eu não gosto muito dessa ferramenta, somente para temáticas específicas, uma vez que exige a participação das pessoas, sendo que nem sempre elas estão dispostas a isso. Acho que a vantagem do blog é que admite uma atuação passiva por parte de leitor muito mais forte do que em um Fórum. Mas ainda assim tem seu valor, principalmente para aqueles que ousam contribuir mais ativamente.

E porque não continuar com os outros blogs?

Bom, o da turma 2007/1 eu achei muito específico da turma deles. Tem os Eventos que eles fizeram, sendo eventos fechados, que eu, por exemplo, nem fiquei sabendo. Também é mais focado em fotos, este tipo de coisa. Acho que tem uma visão diferente. Quanto ao da Comissão de Eventos, solicitei permissão para mexer, pois o achei muito desatualizado, e não obtive nenhum retorno. A irregularidade das postagens, faz com que essas ferramentas fiquem obsoletas.

Novo Espaço

Resolvi criar este espaço para divulgar festas, seminários e outros assuntos, de forma mais unificada e regular. Se não posso estar sempre na PUCRS, fico aberto para receber por e-mail sugestões de assuntos. Para isso, basta enviar seu e-mail para vinirauber@hotmail.com que eu vou ler com atenção e analisar a relevância dele para os objetivos deste blog. Se alguém quiser ser colaborador, basta me solicitar pelo mesmo e-mail. É bom termos representantes de todas as turmas colaborando.

Para não complicar, coloquei os links das outras propostas ao lado, para quem quiser acessar os outros sites.

Comunicado Polígrafos Digitais

E-mail enviado pelo colega Osman Bernardi sobre a administração do site dos polígrafos digitalizados.

Colegas,

Venho através deste comunicar que o gerenciamento do site dos textos, a partir de agora, está sob responsabilidade de um grupo ampliado de colegas, os quais, passam a ter acesso a postagem de material no mesmo.

Participam do grupo os(as) colegas: Elaine, George, Giulianna, João, Osman, Rafaella e Thais. Além disso o grupo se reunirá constantemente para buscar alternativas de ampliação e manutenção desta ferramenta tão essencial a nossa formação.

Sem mais,

Osman Bernardi.

Simpósio Internacional


"Centro, periferia e análise histórica".

Local: Salão de Atos da Reitoria da UFRGS, sala 2
Data: 27 a 30 de abril
Mais informações no site do PPG de história da UFRGS
www.ufrgs.br/ppghist
Fone: 3308.6639 ppghist@ufrgs.br

quarta-feira, 25 de março de 2009

FESTA Ciencias Sociais UFRGS


FESTA CECS NO DCE - 27/03 às 23h.

Festa de comemoração de encerramento da Semana Acadêmica da Ciências Sociais da UFRGS. E temos muito que festejar, pois a S.A não acontecia desde 2005.
Então...

O QUÊ? Festa CECS no DCE da UFRGS!
QUANDO? Sexta, dia 27/03
QUE HORAS? 23h
QUANTO? Di grátis
ONDE? Av. João Pessoa, nº 41 (ao lado do R.U.) Bairro Centro.

CEVA BARATA E GENTE ANIMADA!

SORTEIO DE DOSES DE TEQUILA!

Quem não for é mulher do Padre!

Aula Inaugural


O Programa de Pós-Graduação em SOCIOLOGIA da UFRGS CONVIDA PARA AULA INAUGURAL:

Palestrante: Profa. Dra. Nadya Araújo Guimarães (USP)

Título da Palestra: Quem precisa de uma sociologia econômica? Um diálogo com a agenda recente da sociologia brasileira.

Data: 27/03/2009 - Nesta SEXTA!

Horário: 14 horas

Local: Auditório do ILEA/UFRGS (Fica no Campus da UFRGS na Agronomia, ao lado da biblioteca das Ciências Humanas).

Galera que se pilhar de ir em grupo deixa um comentário abaixo com o e-mail que eu pilho as pinta!


Também no dia 27 de Abril de 2009, Segunda-feira, ocorrerá a aula inaugural da Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS. Teremos como palestrante Elisa Reis, professora da UFRJ.

Fórum da Liberdade


Mês que vem vai acontecer, como todos os anos, o Fórum da Liberdade, nos dias 6 e 7 de abril. Lembrando a todos das nossas queridas 200 horas complementares.

Tema:

O tema do XXII Fórum da Liberdade será Cultura da Liberdade.

Quando

6 e 7 de Abril, de 2009

Onde?
PUCRS - Prédio 41
Avenida Ipiranga 6681, Bairro Partenon CEP: 90619-000
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Fone: 51.3320-3500

Pela internet pode se fazer as inscrições.

Para maiores informações acesse: http://www.forumdaliberdade.com.br/fl2009/home/

O que é?

O Fórum da Liberdade, idealizado e organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) consolidou-se, ao longo de 21 edições, como um dos maiores eventos de debate de idéias das Américas. Direcionado a grandes empresários, profissionais liberais, políticos, formadores de opinião, professores, estudantes e representantes dos meios de comunicação, o Fórum da Liberdade acontece anualmente desde 1988 em Porto Alegre , capital do estado do Rio Grande do Sul, e propõe a análise de questões sociais, políticas e econômicas buscando uma ampla discussão e a proposição de alternativas e sugestões para uma sociedade mais livre e próspera. Assim, forjado na crença de uma nação plural e livre, o Fórum da Liberdade é uma iniciativa que fomenta a cultura no Brasil.

A partir de 2004, o Fórum da Liberdade passou a ser realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o que agregou ao seu público-alvo uma grande quantidade de universitários. Com isso, o número de participantes tem aumentado a cada edição, reunindo um público seleto e diversificado.

PALESTRANTES DO ANO:

Vicente Fox
Bolívar Lamounier
Cláudia Vassallo
Demétrio Magnoli
Denis Lerrer Rosenfield
Franklin Cudjoe
Gustavo H. B. Franco
José Junior
Luis Erlanger
Ruth Richardson
Otto Guevara Guth



Agradecimentos a colega Milena Cassal, que lembrou do Evento.

terça-feira, 24 de março de 2009

Você Conhece os Professores do Curso?

A seguir vou colocar a lista de todos os professores da PUCRS, para que vocês possam ir pesquisando sobre as áreas de atuação de cada um. Mais em seguida pretendo colocar um resumo sobre cada um baseado no Currículo Lattes (que eu também vou explicar o que é para os que caíram de paraquedas no curso).

Eis os nossos mestres (e doutores):

# Prof. Me. Adão Clóvis Martins dos Santos
# Prof. Dr. Airton Luiz Jungblut
# Profa. Dra. Elizabeth Maria K. Pedroso
# Prof. Dr. Emil Albert Sobottka
# Profa. Dra. Fernanda Bittencourt Ribeiro
# Profa. Me. Gilse Elisa Rodrigues
# Prof. Dr. Hermílio Pereira dos S. Filho
# Profa. Dra. Ivonilda Mello Hansen
# Prof. Dr. Léo Peixoto Rodrigues Júnior
# Profa. Dra. Lúcia Helena Alves Müller
# Profa. Dra. Magda Vianna de Souza
# Profa. Dra. Marcia Ribeiro Dias
# Profa. Dra. Maria Izabel Mallmann
# Prof. Dr. Osvaldo Biz
# Prof. Dr. Ricardo Mariano
# Prof. Me. Roque Vitor Dal Ross
# Profa. Me. Roshangela de Freitas Bastani
# Profa. Dra. Ruth Lenara G. Ignacio

Resumo do Casa Grande e Senzala

Para felicidades dos bixos mais apavorado vou liberar o link do meu resumo do livro Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre, da cadeira de Leituras Sociológicas de Brasil com o Professor Adão Clóvis Martins.

Lembrando sempre que este texto serve apenas como base, pois foi feito em forma de rascunho, sem ser aperfeiçoado. Não copie, pois corre o risco de que seu colega faça o mesmo, ocasionando que os dois tirem nota 0 no trabalho.

http://viniciushelp.blogspot.com/2011/05/resumo-do-casa-grande-e-senzala.html

O que é Ciências Sociais

Para os calouros que não sabem direito onde estão pisando, aí vai um pequeno resumo sobre o curso de Ciências Sociais.

O QUE SÃO AS CIÊNCIAS SOCIAIS?
As ciências sociais são um ramo do conhecimento científico que estuda os aspectos sociais do mundo humano, em uma base metodológica. As três áreas do currículo mínimo das ciências sociais são: antropologia, sociologia, ciência política.

POR QUE SER UM CIENTISTA SOCIAL?
Porque amplo conhecimento encontra uma série de aplicações no mercado, permitindo ao profissional graduado grande versatilidade em sua ocupação.

O QUE FAZ UM CIENTISTA SOCIAL?
O profissional formado em Ciências Sociais está habilitado a atuar em agências de pesquisa, órgãos públicos, empresas e organizações não-governamentais (ONGs), desenvolvendo atividades de pesquisa e planejamento, análise de dados, assessoria e consultoria em diferentes áreas como Saúde, Educação, Planejamento Urbano e Habitação, Meio-Ambiente e Recursos Humanos, dentre outras. Pode, ainda, dedicar-se ao magistério.

DCE

DCE é a sigla para DIRETÓRIO CENTRAL ACADÊMICO, orgão representativo dos alunos frente a Universidade (acima do Centro Acadêmico, que é da Faculdade). Fica situado no Prédio 8.

As eleições do DCE ocorrem a cada dois anos, sempre de maneira conturbada. As últimas eleições em 2008 estão sendo investigadas pelo Ministério Público. As próximas eleições deverão ser em 2010.

Para obter mais informações procure acesse www.vivaessemundo.blogspot.com ou entre em contato com o DCE (não possui site).

Moodle PUCRS

Uma ferramenta que está cada vez mais sendo aperfeiçoada e utilizada para o ensino a distância em todo o mundo, dispõe de inúmeras ferramentas, excelentes para a pesquisa social e a integração de pessoas. É utilizada por alguns professores de PUCRS, que disponibilizam no site o conteúdo das aulas, textos, etc.

Para usar, basta fazer um cadastro, conforme instruções do site, procurar o curso no diretório da sua Faculdade (no caso, FFCH). Pouco usado pelos alunos. Pode ser acessada pelo endereço:

http://moodle.pucrs.br/

Quem tiver dificuldades em acessar, basta entrar em contato comigo pelo e-mail vinirauber@hotmail.com, que marcamos um horário no laboratório e eu os ajudo a mexer na ferramenta.

Revista Conversas e Controvérsias

Revista do curso de Ciências Sociais da PUCRS onde os alunos graduandos podem submeter artigos para publicação. A revista é lançada no segundo semestre, concomitantemente com a semana acadêmica.

Fatos da Semana

Ainda não institucionalizada.

Quinzenalmente o prof. Adão e um prof. Arnold da história farão um bate papo sobre fatos relevantes que ocorreram nos últimos dias, das 18h30min as 19h30min. Bate-papo informal discutindo fatos atuais e variados, ligados a economia, sociologia, história, artes,...

Filmes em Debate

São escolhidos filmes sobre temas variados que após assistidos são debatidos por professores convidados. Em breve divulgaremos a agenda de filmes de 2009.

Comissão de Eventos

Composta pelos alunos: Bruna, Eduarda, João, Marcelo e Osman.

A formação acadêmica vai além dos conteúdos e discussões vistas em sala de aula. É imprescindível que ela se estenda para ambientes extraclasse como: congressos, seminários, palestras, debates,... Proporcionar atividades que permitam a ampliação e complementação de nossa formação acadêmica é o objetivo da Comissão de Eventos. O Grupo proporá e discutirá (em grupos de trabalhos) os eventos que deverão acontecer durante o ano letivo.

Contato: cspucrs@hotmail.com

Semana Acadêmica

Acontece no segundo semestre. O modelo e programação serão discutidos e elaborados a partir de grupos de trabalho.

Ainda está em desenvolvimento.

Iniciação Científica

São oportunidades que os alunos tem de entrar em contato com pesquisas em ciências sociais, orientados por um professor da faculdade. É muito importante para o currículo e serve inicialmente para habituar o aluno a rotina de pesquisador, e posteriormente a qualificar seu graduação. Esta pode ser remunerada ou não, através das diversas agências (CNPQ, etc.), o que depende da disponibilidade de bolsas. Se você deseja ingressas, consulte seus professores e se inscreva no Grupo Único (ver tópico), onde serão divulgadas as vagas.

ALAS 2009

O ALAS é o encontro da Asociación Latinoamericana de Sociologia (ALAS) Que é realizado em um país diferentes a cada 2 anos. Lá se reunem as maiores cabeças da sociologia da América Latina, além de vários estudantes.

Local: Buenos Aires
Data: 31 de Agosto a 4 de Setembro de 2009
http://prealas.fsoc.uba.ar/html/alas-2009/inicio-alas-2009.html

A próxima reunião da ALAS vai acontecer em Buenos Aires em agosto de 2009 e os eixos centrais da reunião são os seguintes: a) Depredação, recursos naturais e conflitos ecológicos, b) Cidadania e democracia participativa, c) Novos cenários produtivos na América Latina e d) Construção do conhecimento.

Como funciona? Para assistir as palestras os interessados devem se inscrever e pagar uma taxa. As despesas são por conta. Vamos reunir um grupo de alunos das Ciências Sociais que estiverem interessados em ir ao ALAS para ver transporte, acomodações, parcerias com outras universidades (UFRGS, UNISINOS). Os interessados deverão mandar um e-mail para o Conselho das Sociais.

Fórum Virtual

A nossa mais nova ferramenta de interação! Um espaço virtual onde poderemos postar discussões, eventos, interagir com nossos colegas e manter informações sobre o nosso curso.

O endereço para a nova ferramenta é: http://sociopuc.forum-livre.com

Há um arquivo do PowerPoint explicando os pormenores da Tribuna no Fórum, onde existem algumas informações úteis sobre....

Aguardamos respostas, críticas, sugestões, e voluntários para moderar os grupos.

Mochilas e Pastas Personalizados

O aluno da FFCH também pode fazer sua mochila no CASTA. Os preços são super acessíveis, e vem com o nome do curso e o emblema do Centro Acadêmico. São várias as opções de modelo. Também há a Griffe PUCRS, que vende o material original da Universidade, localizada no Térreo do Prédio 11.

Biblioteca PUCRS

O aluno pode retirar até 8 livros por vez na biblioteca da PUCRS, sendo que pode ter acesso a ela virtualmente pelo site da Universidade, podendo reservar livros, renovar e entrar em contato on-line, tendo o número de sua matrícula e senha. Para entrar na biblioteca é preciso ter a carteirinha da PUCRS em mãos.

*Uma coisa muito importante de saber: se o livro que você procura não existe na biblioteca, você pode solicitá-lo aos seus professores, que encaminharão o pedido. A vinda do livro pode demorar alguns meses, mas já é algo bastante importante que se tenha na biblioteca, e que se possa utilizar este espaço.

Laboratório de Informática

A PUCRS possui um laboratório de informática geral no Prédio 30, no qual o aluno pode imprimir 10 cópias por dia, desde que seja material relacionado a conteúdo de aula. Os sites de relacionamentos geralmente são restringidos, não podendo ser acessados, entre outros.

Também há um laboratório localizado no segundo andar do prédio 5. Neste último se pode imprimir até 90 cópias por semana por aluno, apenas apresentando sua carteirinha da PUCRS. Lá você vai criar uma senha e acessar o computador através de seu número de matrícula.

O que é Casta?

CASTA é a sigla de Centro Acadêmico São Tomás de Aquino, órgão representativo dos alunos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da PUCRS, que fica com sede no térreo do prédio 5, ao lado do Xerox. Abrange os cursos de Filosofia, Ciências Sociais, História e Geografia (Teologia possui um centro acadêmico próprio).

As eleições para o CASTA ocorrem todos os anos tendo como data limite a primeira quinzena do mês de abril. Todos os alunos da FFCH podem se candidatar e votar, desde que estejam em dia com a Universidade. Fiquem atentos ao dia da convocação para comparecer a Assembléia Geral, onde serão escolhidos os membros da Comissão Eleitoral. É fundamental a colaboração dos alunos para o processo democrático.

No CASTA também são confeccionada carteirinhas escolares, mochilas personalizadas, além de organizarem festas e o campeonato de futebol da faculdade. Lá também tem cafezinho pra quem quiser tomar, microondas para esquentar o lanche... enfim. Entre e procure conhecer que o espaço é seu!

Carteirinhas Escolares

Para fazer sua carteirinha escolar você pode pagar R$ 12,00 e fazer no DCE ou por apenas R$ 6,00 no CASTA. Assim o aluno paga só meia-passagem para o transporte coletivo urbano. Para retirar no CASTA, os documentos são os seguintes:

*1ª VIA DO CARTÃO TRI:
- Formulário EPTC/UEE completo (retirar no CASTA);
- Foto 3x4 recente;
- Cópia da Identidade e CPF;
- Cópia do Comprovante de matrícula;
- Comprovante de residência (até 3 meses).

*RENOVAÇÃO DO CARTÃO TRI:

- Cópia do Cópia do comprovante de matricula;
- Cópia do Cartão TRI;
- Trazer Cartão TRI original.

Digitalização dos Polígrafos

É uma forma alternativa de acesso aos textos utilizados em aula que, depois de digitalizados são disponibilizados no site www.cstextos.spaces.live.com e podem ser baixados por qualquer pessoa.

É preciso que os próprios alunos se organizem para ver quem tem a disponibilidade de escanear e juntar o dinheiro, através de uma vaquinha, para tirar as cópias do xerox. Também é possível pedir aos professores que nos forneçam os textos dados em aula. As ementas também podem ser disponibilizadas.

Os textos encontram-se divididos por semestre/disciplina, sendo que para serem disponibilizados é preciso que sejam enviados para o colega Osman Bernardi (5º Semestre - osbernardi@yahoo.com.br) que por ora está coordenando o site. Para imprimir os alunos podem utilizar suas cotas de impressão no laboratório de informática.

Comunidade do Orkut

As Ciências Sociais da PUCRS também tem uma comunidade do orkut.

Lá você pode encontrar os colegas de curso, sendo um espaço de socialização, comunicação e informação.

Link: http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?cmm=3093880

segunda-feira, 23 de março de 2009

Grupo de Estudos Sobre Axel Honneth



A Comissão de Eventos convida todos a participarem do grupo de estudos sobre Axel Honneth. O grupo será coordenado e ministrado pelo professor Dr. Emil Sobottka.

Local: Prédio 5, sala 304.

Toda Segunda-feira das 17h30min às 19h.

Sobre Axel Honneth:

É um filósofo alemão. Desde 2001, é diretor do Institut für Sozialforschung (Instituto para Pesquisa Social de Frankfurt) da Universidade de Frankfurt (oficialmente, Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main, em português: Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt), instituição onde se originou a chamada Escola de Frankfurt. Também é professor de filosofia social na mesma universidade, desde 1996.

Direitos Autorais 2009. Desenhado por Vinícius Rauber